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Você já fez uma carta de vendas?

A maioria das pessoas que deseja escrever uma carta de vendas não sabe por onde começar…

É um tanto assustador para quem nunca escreveu uma Copy se deparar com uma folha em branco, na qual é necessário desenvolver uma ideia que seja persuasiva o suficiente para convencer o leitor a dar o próximo passo.

Afinal, se você não conseguir convencer o seu público, tanto esforço provavelmente será inútil.

Se você já entendeu que a carta de vendas é uma ferramenta indispensável na sua estratégia de marketing digital, você precisa providenciar a sua imediatamente.

Para isso decidimos fazer este artigo falando sobre a estrutura ideal para uma carta de vendas perfeita…

Esperamos que este conteúdo te ajude a preencher a sua folha em branco!

 

A importância da Carta de Vendas

 

Antes de falarmos sobre carta de vendas você precisa entender melhor por que ela é tão importante.

A comunicação que envolve uma carta de vendas é um item indispensável dentro de uma estratégia de marketing online.

Veja bem…

Todos os anos milhares de empresas declaram falência em todo o mundo.

No Brasil, uma pesquisa do IBGE apontou que de cada dez empresas seis fecham as portas antes de completar cinco anos de funcionamento.

Isso significa que mais da metade das empresas que estão abertas agora mesmo com menos de cinco anos provavelmente fecharão as portas.

Até mesmo empresas mais antigas estão sendo “empurradas com a barriga”, pois há muito tempo não alcançam um resultado satisfatório e vivem em crise, deixando seus donos preocupados sem saber o que fazer para reverter tal situação.

Diante disso, buscando uma solução, muitos deles focam seus esforços totalmente nos aspectos administrativos do negócio, até aí tudo bem!

 

Virando o Jogo com uma Carta de Vendas!

 

O que determina os 40% que sobreviverão é o fato de pensar diferente da maioria…

E o que muitos desses empresários não conseguem enxergar é que…

Não adianta ter um ótimo produto ou serviço se as pessoas (público alvo) não entendem do que se trata, é preciso comunicar da forma correta.

E é aqui que a carta de vendas começa a fazer a sua “mágica”.

Para reviver uma empresa prestes a falir, ou garantir que sua empresa não chegue a esse ponto, é necessário possuir um diferencial que realmente seja marcante…

Mas também é necessário comunicar as pessoas a respeito do seu diferencial, seus valores, benefícios etc.

A carta de vendas é uma ferramenta totalmente eficaz quando se trata de comunicar, educar e conscientizar o público…

O principal objetivo da carta de vendas é convencer o leitor a tomar uma ação, que pode ser uma compra, doação, baixar um PDF ou a que couber na estratégia, seja para vender um produto ou serviço.

Se você tem um diferencial, uma estratégia de marketing online bem estruturada e uma carta de vendas perfeita para o seu produto, você tem grandes chances de estar na faixa dos 40% que sobreviverão e alcançarão o sucesso.

 

O segredo da Carta de Vendas

 

Agora vamos ao que interessa!

Você já sabe o que é uma carta de vendas e já entendeu a sua importância, então esse é o momento de entender como ela é estruturada.

O segredo para uma carta de vendas perfeita está na Estrutura.

A estrutura correta aliada ao poder das palavras te ajudará a prender a atenção do seu leitor…

A seguir você terá acesso a uma estrutura testada e aprovada.

É claro que não existe apenas um tipo de carta de vendas.

Mas decidimos apresentar uma estrutura simples e eficaz que funciona muito bem para ofertas diretas…

Vamos falar do modelo AIDA: Atenção, Interesse, Desejo e Ação

1- Atenção

 

O Modelo AIDA de Carta de vendas é um template de Oferta direta, aquelas que são colocadas em “páginas de obrigado” ou até mesmo de “Upsell”.

É um modelo ideal para uma oferta em que não houve uma preparação anterior, ou seja, o cliente potencial conhece o seu produto e logo em seguida é convidado a comprá-lo.

A primeira parte da carta é simplesmente para chamar a atenção do leitor.

Para isso você deve mostrar:

  • O que irá apresentar
  • Por que ele deve assistir o vídeo ou ler a carta
  • Reais benefícios (Problemas que serão resolvidos).

 

Nesta etapa o copywriter (quem está escrevendo a carta) precisa fazer com que o leitor pare tudo o que está fazendo para prestar atenção na carta.

Uma ótima forma de fazer isso é fazendo perguntas ou afirmações que estejam intimamente ligadas a uma necessidade.

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Ex: Suponhamos que o seu produto seja um método revolucionário de emagrecimento.

Você já tentou emagrecer e não conseguiu, já se inscreveu na academia e não teve ânimo de frequentar, já fez dietas malucas e o resultado foi mínimo…

Os “quilinhos”a mais se tornaram um pesadelo pra você?

Se Você está cansado de sair para comprar roupas e não achar nada que fique bem em você, pegue papel e caneta e anote tudo o que eu vou te falar nesse vídeo(ou texto).

O que vou te apresentar agora irá mudar essa situação de uma vez por todas.

Eu vou te ensinar como você pode começar a emagrecer na sua casa a partir de hoje, com esforço, claro, mas sem sacrifícios.

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Ou seja, você precisa mostrar para o seu leitor por que ele precisa continuar a leitura.

 

2-Interesse

 

Na etapa do Interesse é necessário tratar algo que continue despertando a atenção das pessoas.

Você precisa entender que uma ótima carta de vendas fala de pessoas e não de produtos, por isso é necessário entender com quem você está falando.

Se estou vendendo um método de emagrecimento, o que eu realmente estou vendendo é saúde e auto estima.

Para quê?

Para SUPERAR UM OBSTÁCULO REAL!

Quando eu falo “o que eu vou te ensinar agora vai fazer você conseguir perder peso, sem precisar entrar em dietas malucas” estou ajudando uma pessoa a superar um obstáculo real, o de não conseguir emagrecer.

Ou seja, você pode desenvolver seu texto pensando em situações que o seu cliente passa, e expondo a superação de obstáculos e solução de problemas que o seu produto ou serviço trará.

Ex: Muitas pessoas, na tentativa de perder peso, acabam entrando em dietas malucas que podem ser muito perigosas para a saúde.

Existem maneiras muito mais saudáveis de conseguir o corpo ideal.

Se o fato de você estar acima do peso está prejudicando a sua saúde e te deixando com a auto estima lá embaixo, este método irá ajudar você a superar esse obstáculo.

 

 3- Desejo

 

Esta etapa é a mais fácil, basta descrever exatamente o que o seu produto faz ou explicar na prática como o serviço funciona.

Continuando o exemplo do método de emagrecimento…

Nesta etapa você basicamente explicaria as características do método, como funciona, o que ele tem de diferente, reais benefícios, formas de pagamento, incentivos, descontos, brindes… etc.

Não poupe detalhes, quanto mais informações do seu produto o cliente tiver, melhor será.

4- Ação- Finalizando a Carta de Vendas.

 

A etapa da Ação é a finalização da carta de vendas, é o destino para o qual você conduziu o leitor desde o começo.

Esse é o momento para pedir que ele tome uma atitude:

Se você realmente está decidido a tomar uma atitude e começar a cuidar da sua saúde aumentando a sua auto estima … Clique no botão- Preencha sua aplicação- Baixe o E-book- Faça o pagamento- etc…

 

Agora que você já entendeu como funciona esse template você já pode começar a escrever a sua Carta de vendas em apenas quatro passos.

Como já dissemos, a estrutura é um dos fatores mais importantes para uma carta de vendas de sucesso!

Mas preciso alertá-lo que existem outras coisas que também devem ser levadas em consideração: Palavras fortes, atalhos mentais, histórias, elementos de urgência, força do título…etc.

São diversas as técnicas que podem ser utilizadas para deixar sua Copy perfeita…

Se você fizer isso sozinho, provavelmente não conseguirá esse resultado nas primeiras cartas.

Mas se você quiser acelerar o seu crescimento e colocar logo sua estratégia em prática nós podemos te ajudar.

Temos uma Equipe preparada para fazer a Carta de vendas perfeita para o seu negócio.

Deixe uma mensagem e entraremos em contato!

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Suelen Hofrimann

Especialista em Conteúdo VendaOn

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