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Você está feliz com a sua empresa? Aliás, com o desempenho de sua empresa no mundo dos negócios?

Seu fluxo de caixa está sempre contínuo deixando você numa situação confortável?

Seu volume de vendas está constante e, por isso, seu faturamento ao fim do mês é bastante para pagar todas as contas, funcionários e ainda o seu pró-labore?

E sua empresa já cresceu de tamanho? Você agora consegue, inclusive, contratar mais pessoas?

Seus colaboradores estão caminhando com você no mesmo propósito: atingir o sucesso tão desejado?

As metas? Você tem metas bem definidas a serem alcançadas pela sua empresa e está conseguindo atingir cada uma delas?

E as suas estratégias de marketing estão assertivamente sendo aplicadas e garantindo para você uma forte e marcante presença no mercado?

Se sua resposta for sim. Parabéns! Siga em frente…

Mas se sua resposta for não nós recomendamos a leitura desse conteúdo.

Ele tem tudo a ver com um passo importante que você deve tomar a partir de agora e que vai influenciar definitivamente e diretamente na performance administrativa e financeira de seu negócio, não importa o segmento nem o porte.

Nós estamos falando de planejamento estratégico de marketing. De criar um plano capaz de tirar a sua empresa do atual cenário para um novo nível de competitividade e, principalmente, de vantagem em cima de seus concorrentes.

Se você até hoje continua preocupado com todas aquelas perguntas que há pouco nós fizemos, por favor, pare tudo, mas tudo mesmo que está fazendo e leia este artigo.
Confira agora como fazer o planejamento estratégico de marketing da sua empresa:

Etapas do plano de marketing

 

Para você ter um planejamento estratégico de marketing que lhe proporcione segurança permanente e sucesso, você necessariamente deve conhecer quais são as etapas do próprio plano de marketing.

Assim, fica mais fácil e viável construí-lo de uma maneira mais estratégica e que dê à sua empresa o resultado esperado.

Então. O plano de marketing eficaz consiste nas seguintes etapas: planejamento, implementação e avaliação. Vamos conhecê-las

1 Etapa: Planejamento

estudar-publico-alvo

Nesta fase você precisa fazer uma análise bem intensa, estratégica e tática sobre seu público-alvo, sua empresa, seus concorrentes – diretos e indiretos e sobre o mercado, por exemplo.

Quando for estudar o seu cliente você precisa, por exemplo, fazer as seguintes perguntas:

  • Quem é o público-alvo?
  • De que forma ele compra?
  • O que ele procura?
  • O que ele valoriza durante o processo de compra?

Ao pensar em sua empresa você deve considerar as seguintes dúvidas:

  • Qual a imagem dos meus produtos e serviços junto ao público?
  • Quais meus pontos fortes?
  • Quais meus pontos a serem trabalhados?
  • Como enfrento crises?
  • Eu consigo financeiramente aumentar a oferta dos meus serviços ou produtos?

E quanto ao diagnóstico dos concorrentes e do mercado, o que fazer?

Veja!

Como fazer análise da concorrência no planejamento estratégico de marketing

 

Da mesma forma que você deve conhecer intrinsicamente sua empresa e seu público-alvo é necessário também avaliar os seus concorrentes e como eles trabalham, como eles conseguem permanecer no mercado e o que eles fazem para atrair e fidelizar clientes.

Por isso, é extremamente importante que o seu planejamento estratégico de marketing contemple entre outros dados quais os pontos fortes e a serem melhorados da concorrência.

E para que? Para você projetar ações estratégicas futuras e ainda estabelecer uma vantagem competitiva.

Mas…você sabe o que é realmente uma análise de concorrência?

Bem. Este tipo de ação visa colher todas as informações importantes de seus concorrentes de tal forma que seja possível fazer um acompanhamento, uma avaliação e ainda uma comparação dos resultados.

Quando uma análise de concorrência é assertiva você consegue, por exemplo:

  1. Enxergar quais os motivos que levam seus consumidores a escolherem os seus concorrentes;
  2. Determinar um modelo de diferenciação pensado exclusivamente para ser uma vantagem competitiva;
  3. Avaliar inúmeras probabilidades de melhoria de seu negócio.

E para realizar uma análise da concorrência no planejamento estratégico de marketing você deve:

Descobrir quem são seus concorrentes: estabeleça quais são as principais empresas semelhantes ao seu empreendimento e que, por isso, podem ser seus concorrentes diretos, e quais os negócios que concorrem com o seu indiretamente.

Conseguir o maior número de informações possíveis e importantes de cada um deles: agora que você já identificou quem é a concorrência deve reunir todos os dados pertinentes a ela, como quais suas principais estratégias, como ela é vista pelo consumidor e quais são seus pontos fortes e fracos.

A descoberta destes elementos pode ocorrer de várias maneiras, mas nós vamos aqui citar duas estratégias para que seu processo de pesquisa seja mais eficaz.

Confira:

Transforme-se em um cliente oculto – Isso mesmo. Visite a concorrência como um cliente, caso não consiga reunir todas as informações pela internet, por exemplo.

Neste caso, a ideia é coletar inloco dados como qualidade no atendimento, dos produtos ou serviços, se a empresa está em um bom ponto, de fácil acesso, quais são os preços praticados, qual é a forma de negociação, como acontece o fluxo de clientes.

É claro que este tipo de tática só vale a pena realizar caso a sua lista de concorrentes seja razoavelmente pequena já que demanda tempo para concretizá-la. Se este for o seu caso…vá em frente!

Faça uma avaliação da presença online da concorrência – outro item a ser considerado dentro do planejamento estratégico de marketing é perceber como seus concorrentes se comunicam por meio das ferramentas de marketing digital.

E por que você deve apostar neste tipo de pesquisa? Porque a participação de empresas no universo online vem crescendo a passos largos, sendo também um novo espaço de divulgação. Pensando assim, com certeza seus concorrentes não ficariam de fora, não é verdade?

Você pode começar a análise digital, por exemplo, estudando as redes sociais da concorrência. Observe como ela se relaciona com o público-alvo, qual a rede social com maior número de fãs ou seguidores, como é a frequência de postagens, como está a interação.

Enfim… pesquise e pesquise muito e de forma adequada a concorrência. Somente com uma análise profunda você vai conhecer e aprender com os acertos (podendo inseri-los em seu planejamento estratégico de marketing) e os erros de cada empresa concorrente.

Dessa forma, você evita possíveis riscos, inclusive de investimentos mal aplicados.

Ok! Você já sabe o perfil de seus concorrentes, entende que é preciso conhecer também o que é a sua empresa e qual o seu público-alvo.

Mas…você conhece realmente o seu mercado? Se ainda não ou imagina que conhece, porém muito pouco…

Aprenda então…

Como fazer a análise de mercado no planejamento estratégico de marketing

 

Um bom plano de marketing com certeza ajudará você a definir as estratégias adequadas para que seu produto ou serviço seja ofertado dentro da realidade e necessidade do mercado.

Conhecendo o mercado você terá uma maior habilidade de elaborar estratégias e práticas capazes de alcançar de forma mais direta e rápida o seu público-alvo.

Isto implica dizer que a análise mercadológica permite você determinar alguns atributos importantes da oferta do seu produto ou serviço, como a qualidade, o preço, como será feita a distribuição e qual imagem você quer associar à sua marca.

Ou seja, ao ter conhecimento sobre o mercado, as suas chances de se sobressair frente à concorrência são altamente vultosas, aumentando de forma significativa a probabilidade de seu negócio se tornar altamente bem-sucedido.

Para elaborar um diagnóstico do mercado você precisa fazer uma pesquisa do segmento. Há duas formas:

Por meio de instituições públicas e privadas coletando informações (matérias ou reportagens) e pesquisas (gráficos, tabelas e dados estatísticos) aplicadas e validadas, por exemplo, por governos, faculdades, organizações e associações do segmento.

Ou…

Colhendo suas próprias informações com pesquisas de mercado.
Na verdade, é preciso definir primeiro o que será pesquisado de acordo com a característica do setor onde se encontra o seu negócio. Mas em linhas gerais, na análise algumas perguntas são praticamente essenciais, como:

Quantas empresas atuam no segmento?
Este ramo está em desenvolvimento ou não?
Quais os principais obstáculos enfrentados por quem trabalha nesse setor?
Como está a oferta de crédito atualmente?
Quais as expectativas para a economia do país nos próximos meses ou anos?

Resumindo…

Quando você estuda o mercado você gera uma maior possibilidade de:

  • Compreender melhor o segmento de atuação;
  • Conhecer as ameaças;
  • Investir em algo que efetivamente dará certo;
  • Superar o concorrente;
  • Atrair seu público-alvo.

E a próxima etapa para fomentar um planejamento de marketing estratégico capaz de levar o seu negócio a um novo patamar financeiro é a…

2 Etapa: Implementação

checklist-execução-plano-marketing

Este é o momento de por em prática as estratégias que irão contribuir para o crescimento e permanência do seu negócio no setor de atuação. É a fase de execução do plano de marketing.

Nesta etapa serão apontadas quais ações a serem executadas, serão definidos os prazos para realização do plano, a sequência das atividades e a ordem de prioridade.

É importante lembrar que durante a implementação de cada atividade levantada no planejamento estratégico de marketing é preciso acompanhar o movimento do mercado, do concorrente e, claro, do consumidor. Essas percepções são imprescindíveis para o desenvolvimento constante do seu negócio. Pense nisso!

3 Etapa: Avaliação

Mesmo que você acredite no potencial do seu negócio e que o seu plano de marketing esteja perfeito, é extremamente importante avaliar os resultados da sua empresa constantemente, de acordo com o que foi listado no seu planejamento.

Sim. Imprevistos acontecem, a economia muda e o comportamento da concorrência e do público-alvo muitas vezes acompanha a tendência da economia.

Além disso, é preciso avaliar também os cenários internos, como o desempenho da equipe, das finanças, dos fornecedores e da sua produção, por exemplo.

A proposta dessa fase é encontrar possíveis entraves que atrapalham o atingimento das metas estabelecidas para, assim, tomar decisões corretivas ou preventivas.

Bem. Estas foram as etapas de como fazer o planejamento estratégico de marketing da sua empresa de tal forma que o seu negócio consiga atingir a melhor performance possível.
E se você está firme no seu proposito de melhorar o seu faturamento e levar a sua empresa a um novo nível capaz de prospectar mais clientes, inclusive, por meio da internet…

Nós da VendaOn podemos lhe ajudar.

Caso tenha ficado alguma dúvida ou queira fazer uma crítica a respeito do nosso artigo, a área de comentários do blog estará sempre aberta para você.

 

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