Muitas pessoas, até mesmo as mais inteiradas no universo do Marketing, não sabem exatamente o que é copywriting, parece que não é tão fácil assim explicar esse conceito.
Mas calma, não é nenhum “bicho de sete cabeças”!
Porém, já adianto que se você faz parte do grupo de pessoas que não entendem muito bem o que é uma carta de vendas você está perdendo tempo e dinheiro.
Então se você quer descobrir o que é copywriting e como vender todos os dias usando cartas de vendas matadoras continue lendo esse artigo.
Afinal, O que é copywriting?
Os textos resultantes das técnicas de Copywriting também são conhecidos como “Carta de Vendas” ou “Copy”.
Podem ser textos de sites, anúncios, slogans, posts ou quaisquer outros dentro da estratégia de vendas, mas obrigatoriamente devem ser atrativos, envolventes e ter o que chamamos de “Call to action” (chamada de ação).
Para que você entenda de uma vez por todas o que é copywriting vamos chamá-la de “A escrita dos Vendedores”.
E se trata exatamente disso, um tipo de texto feito para vender alguma coisa, seja um produto, uma ideia ou pessoa.
As cartas de vendas são recheadas de técnicas altamente treinadas de persuasão feitas para levar o leitor a uma ação, seja ela comprar algo, baixar um E-book ou PDF, clicar em um link, fazer doações, etc.
Se diferencia de textos editoriais e de notícias porque esses têm o intuito apenas de informar, enquanto a Copy tem sempre o objetivo de conduzir o leitor para algum lugar usando palavras e estruturas próprias.
Vamos entender isso melhor, ok?
O que você faz quando lê um jornal, revista ou uma notícia na internet?
Nada! Você só lê mesmo.
Uma carta de vendas pode ser um texto com muito conteúdo e que traga informações muito importantes para o leitor, mas o objetivo principal sempre será causar uma reação da parte dele, para que ele não acabe como se estivesse lendo um jornal…
Por isso para saber se uma carta de vendas realmente é boa basta ficar de olho nas métricas e analisar quantos leitores estão “obedecendo” aos comandos, sejam eles “assine o nosso serviço”, ou “Baixe o nosso E-book”…
Para alcançar esse resultado existem diversas técnicas, porém poucos são aqueles que realmente as dominam!
A importância de uma carta de vendas
Uma carta de vendas realmente boa dentro de uma estratégia bem estruturada pode dar resultados impressionantes.
Para ter certeza disso basta ter em mente que “Leitores são os melhores compradores”, é óbvio que nem todos lerão sua carta de vendas inteira, mas aqueles que lerem certamente comprarão seu produto!
Não acredita? Então vamos lá!
Muitos empresários ainda negligenciam o poder da Copy, confiando que o anúncio é suficiente!
Vamos fazer uma comparação bem simples, imagine uma noiva à procura de um fotógrafo para registrar um evento importante de sua vida, o seu casamento. Ela pensou em todos os detalhes com muito cuidado, então precisa de um fotógrafo competente para não perder nenhum momento da cerimônia.
Em uma pesquisa rápida ela encontra duas opções:
Fotógrafo A: Fotógrafo profissional experiente. Registro casamentos, aniversários, eventos corporativos, foto em estúdio. Pagamento facilitado.
Fotógrafo B: Infelizmente Muitas noivas mantém a recordação do dia mais especial de sua vida somente na memória… Isto porque o fotógrafo contratado para o grande dia não compareceu, perdeu o arquivo com as fotos ou até mesmo não conseguiu registrar os melhores momentos por falta de técnica…
É por isso que nós, vamos além da fotografia… nós congelamos os seus melhores momentos para que você possa guardá-los e acessá-los quando quiser sem perder os mínimos detalhes… Estamos comprometidos em oferecer um serviço impecável e capaz de fazer com que reviva a emoção do momento todas às vezes que rever o seu álbum de casamento!
Nossas fotografias são personalizadas, com garantia e qualidade! Se você não gostar do nosso trabalho, você fica com o material e nós devolvemos o seu dinheiro.
Aproveite as condições especiais válidas apenas nos próximos 7 dias!
Você vai colocar em risco o seu grande dia?
Certamente que não. Clique no botão abaixo e agende um horário para conhecer nosso estúdio e fazer um book pré-wedding com 50% de desconto….
Considerando que ela não conhece nenhum dos dois, qual deles você acha que seria o escolhido?
Percebeu a diferença?
Óbvio que ela escolheria o fotógrafo B, claro que existem outros atenuantes, por isso não adianta ter uma Super carta de vendas e não saber como usá-la, mas com certeza ficou clara a diferença de texto que vende e um que apenas informa.
Como vender todos os dias com uma carta de vendas?
Você vai precisar de uma carta de vendas e uma estratégia bem elaborada!
Tudo depende muito do seu negócio, do seu público e da sua autoridade. Por isso é necessário analisar tudo cuidadosamente.
Mas vou dar 3 dicas de como você pode potencializar sua carta de vendas e uma ideia de como incorporar na sua estratégia.
1.Conheça bem o seu público
A primeira dica que eu dou é: Conheça bem o seu público!
Essa regra vale para qualquer negócio e qualquer estratégia.
Uma boa carta de vendas vai gerar identificação no leitor, ele vai se ver na situação que está sendo descrita. A dor dele é a abordagem principal do conteúdo.
Já ouviu aquela frase “colocou o dedo na ferida”? Então, na carta de vendas você vai sutilmente fazer isso.
Não há como gerar identificação se você não falar uma linguagem que seu leitor entenda. Uma carta de vendas feita para atingir médicos não irá atingir advogados, por motivos óbvios.
É preciso saber o máximo de informações possíveis sobre seu leitor, e usar toda essa informação a seu favor.
2.Defina seu objetivo!
Que ação você quer que o seu leitor realize?
Isso deve ser definido antes de começar a escrever, para onde você quer levar o seu cliente?
A definição do objetivo é indispensável para que você estruture sua carta de vendas da maneira correta.
Se você quer que ele faça uma compra vai escrever o texto desde o início levando-o a pensar sobre os benefícios e a promessa do seu produto.
Se você quer que ele baixe um e-book deverá usar outro tipo de abordagem.
Não tenha medo de repetir termos que são importantes, a repetição é o que vai gravar a ideia na cabeça do leitor.
Essa etapa também é importante para incorporar a estratégia e definir os próximos passos.
3.Coloque urgência na sua chamada de ação!
Esse é um dos gatilhos que mais geram resultados em todo tipo de estratégia de marketing.
Recentemente a Livraria Saraiva fez uma promoção que usou esse recurso, e foi um sucesso estrondoso.
No dia Internacional da mulher, apenas as mulheres ganharam 50% de desconto nas compras de livros!
Observe que essa oferta trabalhou com um público específico (as mulheres) gerou a sensação de exclusividade e urgência, pois elas tinham que comprar naquele dia.
Esses dois gatilhos são indispensáveis em uma carta de vendas, todo mundo quer se sentir exclusivo, e o melhor momento para o seu cliente comprar de você é AGORA.
Crie senso de urgência com frases como: “Somente hoje X% de desconto”; “preço promocional apenas para os 10 primeiros”; “Oferta especial válida apenas nas próximas horas”…
Mas afinal, como usar a carta de vendas?
Pensando em vendas, a melhor maneira de utilizar uma Copy é criando uma página de vendas e levando o seu leitor até ela, seja através de anúncios ou de E-mails marketing.
Você não deve ser romântico com sua carta de vendas, se ela não estiver cumprindo com sua função deve ser alterada, mude o título, a abordagem, as imagens, verifique a promessa do seu produto até que comecem a surgir os resultados.
Ah, você também pode gravar um vídeo ao invés de escrever, depende da sua disposição.
Agora que você já sabe o que é uma carta de vendas e como ela é importante dentro de uma estratégia perfeita você não tem mais desculpa para não providenciar a sua.
Agora você tem duas opções, começar a sua carta de vendas com o que acabou de aprender ou …
Você pode pedir nossa ajuda para fazer sua carta de vendas!
Você pode enviar uma mensagem e solicitar uma carta de vendas elaborada de forma profissional pela VendaOn…
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