Em tempos de internet, ter um blog está virando quase obrigação. Pessoas se arriscam a ter um pouco de expressividade no mundo online. Muitas vezes, sem muito sucesso, por falta de conteúdo ou por falta de planejamento.
Atualmente, empresas começam a se ariscar nesse meio também. Além dos sites, empresas têm apostado nessa ferramenta que aproxima e humaniza seu negócio dos clientes. Não se pode negar que é uma saída interessante para a distância que grandes negócios acabam tendo dos seus clientes.
Ter um blog para sua empresa pode fazer o negócio alavancar. Fazendo da maneira certa, sua empresa cria presença on-line e fortalece o nome. Se bem usada, a internet é uma ferramenta muito efetiva de divulgação e de lucro. Mas para que isso aconteça, é necessário sabedoria, fazer tudo de uma maneira que a empresa consiga transmitir o que deseja para seu consumidor.
E existem diversos motivos para que isso aconteça. Ter um blog não é apenas uma moda, é uma necessidade, é um canal de comunicação com o público alvo da empresa. Este canal deve ser muito bem trabalhado e totalmente focado no negócio. Veja cinco dos motivos mais expressivos para a construção de um blog de negócios.
Atingir melhores resultados nas buscas
A internet disponibiliza uma preciosa estratégia para atingir um maior número de pessoas na rede o SEO (Search Engine Optimization). Muito utilizado por empresas que desejam colocar seus sites na primeira página dos sites de busca.
No caso de um blog bem estruturado com conteúdo relevante, que realmente ajuda o usuário, o SEO ajuda muito à aumentar os acessos. Pois, se os artigos são elaborados da forma correta, com base nas buscas que os usuários fazem na internet, seu blog receberá acessos orgânicos.
Se a empresa tem apenas o site oficial, as buscas acabam sendo limitadas, direcionadas à marca. Com o blog, o posicionamento nas buscas melhora automaticamente, os acessos acabam aumentando.
Investimento de baixo custo
Ter um blog se torna uma ideia muito rentável justamente por isso. Existem ferramentas gratuitas que são muito fáceis de utilizar, como o wordpress que é de fácil manipulação.
Com um pouco de pesquisa de conteúdo é possível colocar um blog no ar com textos interessantes e atraentes para o público.
E o melhor é que por ser um blog de uma empresa, não é preciso uma periodicidade muito curta, quatro publicações por mês são suficientes para fazer com que o público acompanhe o blog e a empresa como um todo.
Conhecer melhor seu público
O blog é uma maneira de conseguir informações sobre os clientes da empresa. Com o conteúdo publicado com maior frequência, é possível saber qual o conteúdo que mais agrada as pessoas. Assim, melhora o relacionamento e o engajamento com o público-alvo o que facilita a criação de estratégias de marketing e vendas.
Movimentar o site da empresa por meio do blog pode ajudar a saber quais temas são mais populares, a maneira de como chegam à sua página e outras informações. Ajuda o marketing da empresa agir melhor e conseguir associar o gosto do público aos objetivos do negócio.